Os alunos que chegam ao Connexus no primeiro ano do Fundamental ingressam na chamada “Sala Colorida”, uma sala de transição da Pré-escola para a Escola. As crianças ainda são bem pequenas, mas já experimentam alguns novos desafios, como o “Pipocado”, onde precisam dar prova de que já sabem ler. A ludicidade, entretanto, permanece. A Festa do Pijama, por exemplo, dia em que dormem na escola depois de poupar dinheiro e custear o evento, é uma farra tão gostosa que já virou tradição, um “rito de passagem”.

Ao longo de todo o Ensino Fundamental I, o brincar se faz presente. No entanto, o ensino dos conteúdos é levado muito a sério. As crianças não têm professores “generalistas”. Desde o primeiro ano, todos os docentes são graduados na área em que atuam.

Em parceria com a Cultura Inglesa Manaus, em 2019 passamos a atender o anseio de muitas famílias que é a introdução de mais um idioma corrente ainda na infância. Funciona assim: os conteúdos abordados na língua materna são trabalhados, através de atividades diferentes, também em Inglês. Ou seja, os conteúdos programáticos estão em constante sintonia nas duas línguas (As professoras da língua materna sempre disponibilizam os planejamentos de aula para as professoras da segunda língua para que juntas possam oferecer diversidade e motivação no aprendizado).

No Connexus, desde o início, os alunos são estimulados a perceberem que pertencem a um enorme mundo com diferentes costumes e com muita pluralidade, por meio de histórias, filmes, músicas, feiras literárias e científicas, além de festividades culturais. Aqui, aprender faz sentido, é prazeroso e desafiador!