O chamado Novo Ensino Médio surgiu com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De caráter normativo, esse documento vinculado ao MEC vem definir o conjunto de aprendizagens essenciais para todos os alunos ao longo da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), de modo que tenham assegurados seus direitos de desenvolvimento.

A BNCC tem como fundamentos pedagógicos principais o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral, tendências em todo o mundo. As aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que se inter-relacionam na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores. Essas competências gerais abrangem aspectos como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, argumentação, cultura digital, autogestão, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, autonomia e responsabilidade.

A BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida, algo desafiador, mas que o Connexus já faz há bastante tempo.

O Ensino Médio, entre todas as séries, é o que sofre maiores alterações. As normas entraram em vigor em 2020 e, desde então, o Connexus busca alinhar suas propostas. Os alunos passam agora a ter matérias eletivas, que formam um itinerário formativo. Os itinerários formativos são conjuntos de matérias eletivas oferecidas pelas escolas nas opções: negócios (empreendedorismo, educação digital, criatividade e inovação, além de métodos científicos), técnico (ex. administração, enfermagem…), projetos (ex. Projeto de foguete – matérias especificas necessárias para fazer um foguete, como matemática, química, design, física etc.) ou por áreas de conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e humanas, entre outras).

Ficou curioso para saber como isso se dá na prática? Confira a entrevista com o diretor de Inovação do Connexus, Gustavo Jinkings.

1- Como está sendo esse momento de adaptação à BNCC?

A BNCC é um documento muito complexo que precisa ser muito bem estudado e apreendido por todas as escolas. Ela nivela os direitos de aprendizagem do estudante de maneira integral e por toda a comunidade escolar, pública e particular, ou seja, para que haja equidade na educação de todo brasileiro. O desafio e grandes novidades estão no Ensino Médio. Com uma abordagem abrangente de diferentes temas, o documento ainda deixa brechas na questão de fiscalização e orientação com relação a essas novidades. Cabe às escolas, portanto, nesse primeiro momento, ouvir sua comunidade escolar e entender suas necessidades, para que possam testar e oferecer os melhores serviços. O desafio é grande para a gestão escolar, professores e família de entenderem e, nesse momento, ninguém pode soltar a mão de ninguém. Família, escola, corpo docente e comunidade não precisaram tanto se apoiar para desenvolver nossos cidadãos do futuro.

2- Como a escola estruturou o Ensino Médio?

O Colégio Connexus, em Manaus, optou pelo eixo Negócios/Estudos. A matéria Educação Digital, nesse novo Ensino Médio, vira uma matéria eletiva junto com Empreendedorismo Social e uma terceira matéria chamada Criatividade e Inovação, que tem como inspiração o livro “Sprint”, escrito pela Google Ventures. A matéria irá abordar temas como processos criativos, inovação e gestão de pessoas, ideias e processos. É praticamente um guia de como você consegue eficientemente e colaborativamente detectar problemas e desenvolver ideias, inclusive protótipos de idéias, que podem virar soluções reais para problemas reais e até mesmo novos modelos de negócio.

3- Como o empreendedorismo social é trabalhado em sala de aula?

Empreendedorismo Social é uma das matérias eletivas do Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio. Esta matéria propicia momentos onde o aluno pode compreender um pouco mais sobre a organização da nossa sociedade de maneira social, política e empreendedora, com um olhar humano, por meio de identificação de problemas da nossa sociedade, a compreensão da desigualdade em nosso país, vulnerabilidade social entre outras situações vividas por eles diariamente. Ao mesmo tempo em que traz conhecimentos de modelos de negócios (sustentáveis, tecnológicos, escaláveis, industriais), empresas, pessoas e o terceiro setor, além ferramentas de planejamento, como Business Model Canvas, e o empreendedorismo como forma de impactar positivamente a sociedade ao mesmo tempo que se visa criar uma empresa sustentável e lucrativa.

4- Porque optaram por essa disciplina

Esta é uma disciplina sugeria e oferecida pela plataforma de ensino adotada pela escola, o Geekie One. Optamos por oferecer a matéria pois ela aborda temas pertinentes a nossa sociedade e desenvolve competências e habilidades nos alunos que deverão fazer parte da vida de qualquer bom cidadão do futuro.

5- Como ela deve se desenvolver ao longo do ano?

Ela acontece uma vez por semana no contraturno dos alunos e se desenvolve em aulas participativas e cheias de interação, visitas técnicas e visitas de empreendedores na escola. Ao final do semestre os alunos devem apresentar um Canvas para um projeto (individual ou em grupo ou da turma) social que tenha impacto em sua realidade, usando tecnologia ou não. A idéia é que os alunos, através da empatia, possam enxergar problemas que vivemos em nosso dia a dia e que não são percebidos, que possam ser uma oportunidade de negócios que de lucro e ainda impacte socialmente a comunidade.