O que torna um estudante um profissional de sucesso? A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pesquisou pessoas com carreiras extremamente bem sucedidas e descobriu que elas não haviam sido, necessariamente, “alunos nota 10”, o que causou surpresa. O estudo foi a fundo e percebeu uma relação direta entre sucesso e bem-estar. Ou seja, descobriram que indivíduos muito saudáveis, com uma vida equilibrada e que são verdadeiramente felizes têm mais sucesso profissional. Tal revelação tem causado impacto direto na educação, que nos últimos anos passa por uma impressionante jornada de transformação, em diversos aspectos.

No Connexus, trabalhamos desde cedo com o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), onde as crianças observam seus sentimentos e dos outros e aprendem a lidar com eles. Para cada idade, há recursos diversos: bonecos, jogos, músicas… A escola também conta com uma psicóloga que desenvolve trabalhos em grupos e é acionada para atuar pontualmente quando necessário.

A partir do nono ano, todos os alunos do Connexus têm aulas também do “Método Leal”, que associa inteligência emocional, psicologia positiva e bem-estar aos métodos de estudos já tradicionais. O trabalho se apoia em técnicas de autoconhecimento, neurociência aplicada e mindfulness. Os jovens recebem dicas de como estudar (fugindo, por exemplo, de gatilhos mentais) e são incentivados a ter uma rotina de estudos saudável. Eles aprendem a construir hábitos e, sobretudo, a priorizarem o aprendizado, sem deixar de lado seus hobbies e tudo mais que amam.