Tecnologias a serviço dos pais

Estar no trabalho e saber que o filho comeu tudo, tomou o remédio na hora certa e até que riu muito numa aula de inglês são apenas algumas das vantagens de ter a escola conectada ao celular. Isso mesmo! O dia a dia das crianças, na creche ou no colégio, agora está na palma das mãos! Agendas eletrônicas são as novas aliadas das famílias que não abrem mão de acompanhar tudinho de perto.

Elas trazem todas as informações de uma agenda escolar convencional só que atualizadas quase que em tempo real e com recursos de fotos e vídeos, o que deixa os pais maravilhados. “Eu gosto muito do aplicativo da Bebê Bombom porque eu consigo visualizar a qualquer momento, de qualquer lugar, tudo o que minha filha está fazendo: se ela dormiu… Não só isso, mas também tudo o que ela ainda vai fazer: se vai ler um livro, se vai para a sala de música… E isso é ótimo, porque a gente sente uma segurança. E o que é ainda melhor é que se a gente manda uma mensagem, faz uma pergunta, a resposta também é imediata. Então traz ainda mais segurança”, conta Gustavo Avelino, bioquímico.

Para os donos de escola, a ferramenta tecnológica também trouxe vários benefícios. Annik Valentine, pioneira em Manaus no uso de agendas escolares eletrônicas, já adotou dois modelos e conta que só viu vantagens nos aplicativos. “É ótimo. Eu consigo administrar a creche, ver tudo que aconteceu, mesmo de longe. Também é ecologicamente mais viável. E ainda permite muita agilidade e eficiência na comunicação interna e com as famílias”, explica a diretora.

Outra novidade são as cantinas digitais. As cantinas, que antes eram simples lanchonetes, ganharam ar de banco, com terminais de auto-atendimento. Os alunos não pegam mais em dinheiro, se não quiserem. Os pais colocam crédito nos cartões (personalizados, tá?) definem o cardápio a ser liberado (porque têm todas as informações nutricionais) e acompanham o consumo pelo celular.

“O pai pode bloquear alimentos inadequados para o filho, em função de alguma dieta, por exemplo. Ainda assim, é um super exercício da autonomia. As crianças se sentem com muita autonomia. E, pra nossa surpresa, passaram a se aventurar mais, experimentando alimentos que nunca comeram. O açaí, por exemplo, foi um ‘achado’ pra muitos”, diverte-se Liensander dos Santos, coordenadora do Colégio Connexus.