Uma das coisas que mais orgulham o Connexus é a relação de nossos alunos com os livros. Nossa escola está muito à frente das escolas tradicionais, porque formamos leitores e estimulamos o hábito da leitura diariamente, de forma sistemática e natural.  Nossos projetos nessa área foram reconhecidos e, em 2015, recebemos o prêmio Genésino Braga. É com muita felicidade que, cotidianamente, observamos crianças e adolescentes lendo no pátio, na mesa de pembolim, nos intervalos das aulas…  A biblioteca Élson Farias é um espaço tão concorrido quanto o pátio no horário do recreio. É um ambiente feliz onde nossos alunos podem desfrutar da magia e encantamento que os livros oferecem. Nossa biblioteca, na verdade, é muito mais do que apenas livros, ela faz parte do sucesso escolar dos nossos alunos. Além de cerca de 6 mil títulos físicos para empréstimo, o espaço disponibiliza ainda 30 mil livros em versão digital, a assinatura de revistas, CDs, DVDs e jogos educativos.

Conheça nossos seis projetos de leitura:

1) Empréstimo/ devolutiva de paradidáticos- Nessa atividade, as crianças precisam ler e apresentar a narrativa do livro para a turma, seja como seminário, fichamento, resumo, de forma musical ou até cênica.

2) Leitor do Bimestre- Quem apresentar na biblioteca fichas das leituras feitas no bimestre passa a concorrer ao título de Leitor do Bimestre, onde são avaliadas as capacidades de resumo e quantidade de obras assimiladas. Os vencedores recebem medalhas em solenidade com a presença das famílias.

3) Leitor do Ano- O Leitor do Ano é o aluno que mais ganhou medalhas como Leitor do Bimestre. A premiação é um almoço especial, no fim do ano, com os diretores da escola e um vale-compras de uma grande livraria.

4) Sarau- O Sarau é uma super festa cultural, envolvendo todas as séries, que acontece sempre no meio do ano letivo. Diante de um tema, que muda a cada edição, as crianças fazem pesquisas e leituras que resultam numa mostra artístico-cultural com a participação das famílias.

5) Árvore de Livros- A mais nova aquisição do Connexus consiste num conjunto de 30 mil livros para ler quando e onde quiser em uma plataforma gamificada, que oferece a crianças e jovens uma forma ainda mais divertida para desenvolver habilidades e repertório de leitura. Além disso, a Árvore de Livros ainda oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos.

6) Paradidático Solidário- Encabeçado pela bibliotecária Lisane Mendes e pela professora de língua portuguesa Danielle Monassa, a iniciativa conta ainda com o auxílio do professor de inteligência emocional Hugo Botelho. Essa parceria mobiliza os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I à prática da responsabilidade social.

Quem não tem pelo menos um livro que já lhe foi muito útil no passado e hoje se encontra guardado lá no fundo do armário? Muitas pessoas não imaginam como aquele livrinho esquecido pode ser útil para bibliotecas carentes, instituições de ensinos, entre outros.

Além de promover a arrecadação dos livros, manifestações de respeito e carinho ao doar, o projeto oferece uma visita pedagógica dos alunos envolvidos às instituições selecionadas, oportunidade quase sempre inesquecível! As crianças relatam enorme gratidão por conhecerem de perto realidades tão diferentes das suas e poder levar o mundo mágico da leitura para milhares de outras crianças.